Nationalism, Virtuosity and Their Sublime (Musical) Objects

Autores

  • Mauro Fosco Bertola Breitkopf & Härtel, Wiesbaden / Tübingen University

Resumo

Este artigo debruça-se sobre o entrelaçamento do nacionalismo com o passado musical em Itália. Em especial, centra-se no tópico das tradições musicais e no papel que tanto a disciplina musicológica como a radiodifusão desempenharam na construção de uma nova compreensão da tradição musical italiana no início do século XX. Na primeira parte, são delineados os principais traços que caracterizam a abordagem social construtivista do estudo da tradição. Numa segunda parte, são tratadas as transmissões de rádio italianas durante os anos 1920 e 1930 como um caso de estudo que exemplifica o poder do nacionalismo, não apenas em reformatar o passado mas também em forjar o futuro, tendo em consideração o seu posterior envolvimento com o fascismo. Na terceira parte, apresentam-se algumas observações finais sobre os limites da abordagem social construtivista no que concerne a música aflorando a questão do virtuosismo do ponto de vista da teoria do objecto sublime de Slavoj Žižek.

Biografia Autor

Mauro Fosco Bertola, Breitkopf & Härtel, Wiesbaden / Tübingen University

e_maurob@yahoo.com

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Bertola, M. F. (2021). Nationalism, Virtuosity and Their Sublime (Musical) Objects. Revista Portuguesa De Musicologia, 7(2), 291–306. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/409

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)