Viana da Mota e a tradição do Lied

Autores

  • Nuno Vieira de Almeida Escola Superior de Música de Lisboa CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Resumo

Não é certo, embora possa ter acontecido, que o jovem Viana da Mota tivesse conhecimento, durante os seus anos em Berlim, da obra de Hugo Wolf. Contudo, os seus Lieder, compostos intermitentemente a partir dos quinze anos, mostram uma notável assimilação da tradição alemã e assumem algumas características formais que podemos aproximar da obra deste compositor. Este artigo pretende situar a produção de Viana da Mota no contexto da tradição germânica do Lied, assim como a influência que as suas canções exerceram na música portuguesa do século XX, nomeadamente em compositores como Fernando Lopes Graça e Joly Braga Santos. Discutir-se-á também a forma muito pessoal como este pianista e compositor diferencia as obras para canto e piano sobre textos alemães daquelas que compôs sobre textos portugueses, abordando ainda um conjunto de problemas de interpretação musical por elas colocado.

Biografia Autor

Nuno Vieira de Almeida, Escola Superior de Música de Lisboa CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

vieiradealmeida.n@gmail.com

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Almeida, N. V. de. (2021). Viana da Mota e a tradição do Lied. Revista Portuguesa De Musicologia, 7(2), 247–264. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/406

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)