Viana da Mota e a tradição do Lied
Resumo
Não é certo, embora possa ter acontecido, que o jovem Viana da Mota tivesse conhecimento, durante os seus anos em Berlim, da obra de Hugo Wolf. Contudo, os seus Lieder, compostos intermitentemente a partir dos quinze anos, mostram uma notável assimilação da tradição alemã e assumem algumas características formais que podemos aproximar da obra deste compositor. Este artigo pretende situar a produção de Viana da Mota no contexto da tradição germânica do Lied, assim como a influência que as suas canções exerceram na música portuguesa do século XX, nomeadamente em compositores como Fernando Lopes Graça e Joly Braga Santos. Discutir-se-á também a forma muito pessoal como este pianista e compositor diferencia as obras para canto e piano sobre textos alemães daquelas que compôs sobre textos portugueses, abordando ainda um conjunto de problemas de interpretação musical por elas colocado.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Copyright (c) 2021 Revista Portuguesa de Musicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This site is jointly supported and published by the Portuguese Society for Music Research (SPIM), the Institute of Ethnomusicology–Centre for Studies in Music and Dance (INET-MD) and the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). INET-MD and CESEM are both based at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and funded by the FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology. This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.