As noites de música brasileira na Baixa do Porto
Resumo
Este artigo resulta de uma tese de mestrado em música desenvolvida na Universidade de Aveiro, em Portugal, sustentada numa orientação etnomusicológica na qual sublinho o meu papel como músico e investigador. Entre 2014 e 2017, realizei trabalho de campo juntamente aos atores que participam das noites de música brasileira nos bares noturnos localizados na Baixa do Porto. Com a intenção de sobrepujar o entendimento estático de música brasileira (frequentemente associada a peças musicais) em vista de uma abordagem que elucida o dinamismo das práticas performativas e os papéis desempenhados pelos músicos singulares, nesse trabalho perspectivo a música brasileira como um terreno em transformação no qual interagem músicos, audiências, espaços performativos, memórias, competências musicais, sonoridades, imaginações, processos de negociação social e estratégias de resistência frente aos grandes consórcios de produção musical global.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Copyright (c) 2019 Revista Portuguesa de Musicologia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.




This site is jointly supported and published by the Portuguese Society for Music Research (SPIM), the Institute of Ethnomusicology–Centre for Studies in Music and Dance (INET-MD) and the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). INET-MD and CESEM are both based at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and funded by the FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology. This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.