Trasformare la cultura di corte: La regina Maria Anna d’Asburgo e l’introduzione dell’opera italiana in Portogallo

Autores

  • Giuseppina Raggi Centro de Estudos Sociais / Universidade de Coimbra

Resumo

Este artigo apresenta uma nova perspectiva sobre o papel da Rainha D. Maria Ana de Áustria (Viena 1683 - Lisboa 1754) na introdução da ópera italiana em Portugal. Desde o início do seu reinado em 1708, através das cartas do representante imperial Giuseppe Zignoni, foi possível reconstruir o processo de convergência de duas tradições musicais, a portuguesa (de influência espanhola) e a vienense (de influência italiana), e a transformação cultural e de sociabilidades da corte lusitana. Após a chegada da corte da arquiduquesa austríaca, a música, a dança e o teatro receberam fortes impulsos de renovação no Paço da Ribeira, em Lisboa. A corte da rainha, composta por damas portuguesas e alemãs, foi fundamental na transição do teatro espanhol para a ópera italiana. Neste artigo apresenta-se uma nova cronologia da música italiana e das apresentações de ópera em Portugal durante a primeira metade do século XVIII, para a compreensão do fenómeno sociocultural impulsionado pelo gosto musical da rainha e pela sua acção política.

Biografia Autor

Giuseppina Raggi, Centro de Estudos Sociais / Universidade de Coimbra

giuseppinaraggi@ces.uc.pt

 

 

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Raggi, G. (2019). Trasformare la cultura di corte: La regina Maria Anna d’Asburgo e l’introduzione dell’opera italiana in Portogallo. Revista Portuguesa De Musicologia, 5(1), 17–38. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/339

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)