Música para a troca das princesas: Estudo comparativo das obras dramáticas comemorativas do duplo enlace entre as monarquias ibéricas (1785)
Resumo
Ao estudar a evolução formal das serenatas de corte de João de Sousa Carvalho entre 1778 e 1792, a última grande obra dramática do compositor, Nettuno ed Egle, destacou-se por ter sido catalogada, tanto por Manuel Carlos de Brito (1989), como por Carlos Santos Luíz (1999), como ópera. Contudo, o facto de integrar uma licenza e de ter sido composta para um evento festivo específico são características muito precisas da definição do género serenata. O evento foi o duplo consórcio das casas de Bragança e Bourbon de 1785 que incluiu quatro outras obras musicais compostas para o evento, sendo que as fontes existentes indicam três delas como sendo serenatas: L’imenei di Delfo de Leal Moreira e Martinelli, Le nozze d’Ercole de Jerónimo Francisco de Lima, Il Parnaso de Francesco Piticchio; e, por fim, a única destas quatro que não tem o título de serenata: Il ritorno d’Astrea de Giuseppe Palomino. O objectivo deste trabalho é desenvolver uma caracterização destas obras, analisando os libretos, partituras, registos de despesas e outras descrições da época e, com isso, reunir novos dados sobre este repertório, que nos permitam compreender melhor o fenómeno da serenata de corte em Portugal no reinado de D. Maria I.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Copyright (c) 2019 Revista Portuguesa de Musicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This site is jointly supported and published by the Portuguese Society for Music Research (SPIM), the Institute of Ethnomusicology–Centre for Studies in Music and Dance (INET-MD) and the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). INET-MD and CESEM are both based at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and funded by the FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology. This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.