Nondirected Linearity and Modulatory Networks in Webern’s Op. 10/4

Daniel Moreira

Resumo


Num livro recente que reúne um conjunto de notas e ensaios sobre música, Eduardo Lourenço apresenta uma leitura poética penetrante de duas obras de Webern – op.10 e op.21 – acentuando o carácter fragmentário, não direccionado e descontínuo destas composições (LOURENÇO 2012, 45-6), uma perspectiva que entra em ressonância com algumas das abordagens analíticas já desenvolvidas sobre este compositor. A partir de BERRY (1976) e KRAMER (1988), pretendo mostrar como as ideias de Lourenço podem ser complementadas com uma abordagem mais fluída e processual, focando aspectos dinâmicos igualmente relevantes na sintaxe musical de Webern.

Como exemplo, apresento uma análise detalhada do op. 10/4, destacando um certo número de tendências progressivas e recessivas (no sentido que lhes dá BERRY) que surgem nesta peça ao nível da textura, da métrica e da estrutura intervalar. Pretendo demonstrar também que estas tendências não têm geralmente uma finalidade previsível, gerando situações de tempo linear não direccionado (na acepção de KRAMER).

Ao nível métrico, por exemplo, uma organização clara e uniforme é gradualmente substituída por outra mais ambígua e estratificada, enquanto que ao nível intervalar observa-se uma mudança gradual da ênfase na set-class (015) para a set-class (012). Como fundamento para a análise intervalar, introduzo dois conceitos teóricos – combinação intervalar e rede modulatória – que permitem organizar as progressões de conjuntos de classes de alturas (set-class progressions) segundo o papel mediador das classes intervalares. Isto representa uma nova forma de abordar a estrutura de conjuntos deste andamento, distinta – mas complementar – das abordagens clássicas de FORTE (1973) e LEWIN (1993). 


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