O processional português de Chicago

Autores

  • Michel Huglo
  • Manuel Pedro Ferreira

Resumo

Um processional com a cota «Case MS 155» da Newberry Library, em Chicago, foi vendido em 1995 a esta biblioteca como tendo sido escrito em Espanha no século XIII. O presente artigo identifica este manuscrito, com base na sua notação e nas suas rubricas, como um processional português do século XIV (limitado às festas do Temporal); as adições manuscritas do século XVI no final do volume indicam que nessa época continuava a ser usado no nosso país. Neste artigo, uma descrição detalhada e comentada do seu conteúdo é acompanhada pela tentativa de identificar com maior precisão a sua origem. A igreja titular deste manuscrito era dedicada à Virgem Maria e a comunidade que nela se reconhecia manifestava devoção a Santiago. Os indícios apontam para uma igreja cuja liturgia tenha sido modelada sobre o costume da diocese de Lisboa — um templo situada nesta diocese, ou dependente da Ordem de Santiago — embora não sejam de excluir, no estado actual da investigação, outras hipóteses de localização.

Biografias Autor

Michel Huglo

MICHEL HUGLO é conhecido pelos seus mais de 200 artigos sobre a história e os manuscritos do canto gregoriano, a teoria musical medieval e a polifonia primitiva. Depois de estudar Filosofia e Teologia na Abadia de Saint-Pierre de Solesmes (1941-1947), fez parte, enquanto monge beneditino, do respectivo Atelier de Paleografia Musical (1949-1960), onde preparou Le Graduel Romain, vol. 2: Les sources. Como Chargé de recherche no CNRS a partir de 1962, e Directeur de recherche de 1972 em diante, visitou inúmeros arquivos para examinar manuscritos antigos; em 1976 fundou a secção de Musicologia no Institut de recherche et d'histoire des textes (IRHT) em Paris. Ensinou na École pratique des Hautes Études (Sorbonne) de 1973 a 1986, na Université libre de Bruxelas de 1974 a 1987, e, como professor convidado, em Viena e Nova Iorque. É doutor honoris causa pela Universidade de Chicago. Publicou, entre outros livros, uma síntese monumental sobre tonários medievais (Paris, 1971) e vários volumes de inventários (RISM B XIV 1-2; RISM B III 3 com Christian Meyer; RISM B III 4 com Nancy Phillips). Oitenta dos seus artigos foram recentemente reunidos em quatro volumes publicados na série «Variorum Reprints».

 

Manuel Pedro Ferreira

MANUEL PEDRO FERREIRA doutorou-se em Musicologia pela Universidade de Princeton, depois de se ter licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e de ter concluído o curso de flauta transversal no Conservatório Nacional. É actualmente Professor Associado, Presidente da Comissão Científica do Departamento de Ciências Musicais e Director executivo do Centro de Sociologia e Estética Musical da F.C.S.H. Publicou mais de setenta trabalhos académicos, na sua maioria centrados na música medieval, nomeadamente o canto litúrgico das ordens de Cluny e de Cister e da Catedral de Braga, as Cantigas de Santa Maria, o motete francês e as cantigas trovadorescas do século XIII, tendo o seu livro sobre Martin Codax (Lisboa: Imprensa Nacional, 1986) sido premiado pelo Conselho Português da Música. Publicou igualmente os facsímiles do códice 714 da Biblioteca Pública Municipal do Porto, do séc. XV (Porto: Campo das Letras, 2001) e do Cancioneiro de Elvas, do séc. XVI (Lisboa: IPPC, 1989), as cantigas d’amor de Dom Dinis conservadas com notação musical (Kassel: Reichenberger, 2005) e uma Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, em dois volumes (Lisboa: Arte das Musas, 2008). Compositor de diversa música de câmara, interessa-se também pela música portuguesa mais recente, tendo escrito sobre vários autores nacionais, em especial Jorge Peixinho, Constança Capdeville e Clotilde Rosa; coordenou, entre outros volumes, um livro sobre compositores do século XX (Lisboa: Dom Quixote, 2007). Colabora ainda como crítico musical no jornal Público e dirige o grupo de música antiga “Vozes Alfonsinas”, que fundou em 1995 e com o qual gravou vários discos compactos.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Huglo, M., & Ferreira, M. P. (2014). O processional português de Chicago. Revista Portuguesa De Musicologia, 55–78. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/251

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)