Notas sobre modernidade e nacionalismo

Autores

  • Paulo Ferreira de Castro

DOI:

https://doi.org/10.57885/rpmns.126

Resumo

A noção corrente de modernidade musical é tipicamente informada por valores e atitudes cosmopolitas (em parte em resultado da orientação racionalista da «Vanguarda» do pós-2ª guerra mundial). Contudo, na raiz da música modernista jaz uma preocupação central, e em grande parte ignorada, com as questões da identidade nacional. O presente artigo explora algumas dessas relações, concentrando-se em particular em Wagner, Nietzsche e Debussy (marginalmente também em Schönberg e Boulez), para tentar mostrar como o movimento modernista poderia ser lido em parte como um combate pela apropriação das origens.

Biografia Autor

Paulo Ferreira de Castro

PAULO FERREIRA DE CASTRO estudou musicologia em França e Inglaterra e é actualmente assistente convidado no Departamento de Ciências Musicais (Universidade Nova de Lisboa). É co-autor de um livro sobre a história da música em Portugal e de numerosos ensaios musicológicos (especialmente nas áreas da estética musical, análise e dramaturgia), colaborando também frequentemente com a rádio, televisão e imprensa escrita. Tem ainda actividade como encenador de ópera e desempenhou os cargos de Director Artístico e Director do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa). Entre as suas múltiplas iniciativas conta-se a criação de um festival de música contemporânea em Lisboa («Música em Novembro»). Actualmente prepara uma tese de doutoramento sobre Wittgenstein e a música (Royal Holloway, Universidade de Londres). Endereço de e-mail: castropf@clix.pt

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Castro, P. F. de. (2014). Notas sobre modernidade e nacionalismo. Revista Portuguesa De Musicologia, 13, 145–162. https://doi.org/10.57885/rpmns.126

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)