A constituição da Banda Real na Corte Joanina (1721-24)

Autores

  • Gerhard Doderer

Resumo

Ao lado da Capela Real Portuguesa, constituída por músicos e cantores italianos existiu, a partir de 1724, um corpo de trompeteiros e timbaleiros que o próprio rei mandou criar em 1721. Durante quase três anos desenrolou-se um complexo processo de procura, selecção e contratação de um corpo de músicos, quase exclusivamente alemães, capazes de garantir, em termos musicais, o papel da ostentação do poder real sempre que este se manifestou em público aquando da presença de membros da família real fora dos muros do Palácio da Ribeira. Para além do enredo diplomático e do processo da contratação torna-se particularmente interessante examinar o equipamento e o instrumentário que a casa real fez vir juntamente com os próprios músicos. Ao contrário do que se pensava até agora, tudo indica que os célebres 24 trompetes de prata dos trompeteiros de D. José I já tinham vindo para Lisboa na bagagem dos músicos da Banda do Rei Magnânimo.

Biografia Autor

Gerhard Doderer

GERHARD DODERER formou-se em Música (Conservatório Nacional) e em Ciências Musicais na Universidade de Würzburg. Desde 1982, lecciona na Universidade Nova de Lisboa onde é Professor Catedrático do Departamento de Ciências Musicais. As suas numerosas publicações (algumas delas contempladas com prémios do Conselho Nacional da Música, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Academia Portuguesa da História), os seus recitais de órgão e os cursos e seminários no âmbito das Ciências Musicais que tem vindo a realizar, tanto em países europeus como extra-europeus, costumam incidir sobre temas ligados a instrumentos e com­ positores ibéricos dos séculos XVI, XVII e XVIII. Gravou vários discos com música ibérica em órgãos históricos portugueses. É membro da Academia Portuguesa da História, da Academia Brasileira de Música e da Real Academia Catalã de Belles Artes.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Doderer, G. (2014). A constituição da Banda Real na Corte Joanina (1721-24). Revista Portuguesa De Musicologia, 13, 7–34. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/121

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)