Verdi the craftsman
DOI:
https://doi.org/10.57885/rpmns.105Resumo
Só a partir de meados do século XX é que os investigadores ganharam consciência da extensão com que Verdi preparou esboços elaborados para a maioria das suas óperas. Embora nem todos estes documentos estejam presentemente disponíveis, um número cada vez maior de entre eles foi colocado à disposição dos investigadores através do Istituto Nazionale di Studi Verdiani em Parma. Ao mesmo tempo, os processos compositivos empregues por Rossini, Bellini e Donizetti têm também merecido atenção crescente. Esboços, partituras em esqueleto, e camadas diferentes dentro dos manuscritos autógrafos têm sido examinados, fornecendo testemunhos do processo complexo através do qual mesmo as melodias mais inspiradas nasceram. Este artigo examina, particularmente, os esboços da Semiramide de Rossini e de I puritani de Bellini. No caso de Verdi dá exemplos do próprio início do processo compositivo (em La traviata) e de alterações significativas no fim desse processo, na revisão do elenco de Gustavo III / Una vendetta in dominò (1857-58) aquando da sua transformação em Un ballo in maschera (1858-59).