World Premieres at the Teatro de São Carlos During its First 50 Years

Autores

  • David Cranmer

DOI:

https://doi.org/10.57885/rpmns.104

Resumo

A noção aparentemente simples de «estreia absoluta», quando se refere à ópera de finais de setecentos e princípios de oitocentos, não deveria ser entendida como algo absoluto. Devido à prática de se acrescentar e substituir material, em quase todas as produções de ópera deste período era apresentada música que só nessa ocasião era estreada.

Biografia Autor

David Cranmer

DAVID CRANMER licenciou-se em música no Sidney Sussex College, Cambridge, em 1976, obtendo, no ano seguinte, o mestrado do King's College, London. Desempenha actualmente funções docentes na Universidade Nova de Lisboa prosseguindo paralelamente a sua actividade como musicólogo. Em 1997 defendeu com sucesso a sua tese de doutoramento «Opera in Portugal 1793­1828: a study in repertoire and its spread», na Universidade de Londres. É autor, com Manuel Carlos de Brito, de Crónicas da Vida Musical Portuguesa na Primeira Metade do Século XIX (Lisboa, Imprensa Nacional, 1990), e, com Clement Laroy, de Musical Openings (Harlow, Longman, 1992). Foi Director Artístico do Festival Internacional de Música de Mafra (1997­2001) e é organista da Igreja Anglicana de São Jorge, Lisboa.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Cranmer, D. (2014). World Premieres at the Teatro de São Carlos During its First 50 Years. Revista Portuguesa De Musicologia, 11, 75–80. https://doi.org/10.57885/rpmns.104

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)