Para uma leitura dramatúrgica e estilística de Serrana de Alfredo Keil

Autores

  • Luís Raimundo

Resumo

O presente artigo realiza uma primeira leitura analítica das características dramatúrgicas e estilísticas da mais representativa ópera portuguesa dos finais do século XIX. Dado que um trabalho sistemático sobre as fontes da ópera se encontra ainda por fazer, utilizou-se aqui a partitura em redução para canto e piano. Partindo da análise de elementos como a harmonia, a melodia, as texturas, etc., explicam-se algumas das relações entre a música e o drama, e identifica-se a presença de alguns dos elementos cénicos e dramáticos mais comuns na ópera do final do século. Discute-se também a presença de um intermezzo sinfónico, reflexo das mais recentes tendências sinfónicas na ópera desse período (nomeadamente em Manon Lescaut de Puccini) e a relação entre temas populares, recolhidos pelo compositor na região de Ferreira do Zêzere, e alguns dos mais importantes momentos da ópera.

Biografia Autor

Luís Raimundo

LUÍS MIGUEL RAIMUNDO estudou
 no Instituto Gregoriano de Lisboa e na
 Escola Superior de Música de Lisboa
 onde concluiu o Bacharelato em 
composição. Fez também a Licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de 
Ciências Sociais e Humanas, onde se
encontra actualmente a frequentar o curso
 de Mestrado na área de musicologia 
histórica. A sua actividade tem-se centrado essencialmente na docência nos ramos da composição e da formação musical.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Raimundo, L. (2014). Para uma leitura dramatúrgica e estilística de Serrana de Alfredo Keil. Revista Portuguesa De Musicologia, 10, 227–274. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/101

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)