A descoberta da particella perdida do Concerto da camera col violoncello obbligato de Fernando Lopes-Graça

Autores

  • Yan Mikirtumov Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes

Resumo

O compositor Fernando Lopes-Graça realizou reduções para piano de todas as suas obras concertantes, normalmente em forma de particella. No entanto, até agora não tinha sido possível localizar a redução para piano da obra intitulada Concerto da camera col violoncello obbligato. Trata-se de uma obra escrita entre 1965 e 1966, a pedido do violoncelista russo Mstislav Rostropovich. O propósito deste artigo consiste na reconstrução histórica do processo de criação desta obra, através da análise da correspondência entre o compositor e o violoncelista, assim como de depoimentos e entrevistas a intervenientes próximos dos dois músicos, que levaram à descoberta, no arquivo pessoal de Mstislav Rostropovich em São Petersburgo, da particella perdida.

Biografia Autor

Yan Mikirtumov, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes

yanmik@gmail.com

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Mikirtumov, Y. (2021). A descoberta da particella perdida do Concerto da camera col violoncello obbligato de Fernando Lopes-Graça. Revista Portuguesa De Musicologia, 7(2), 307–328. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/411

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)