Library music(king): A library music como processo social e acção colectiva

Júlia Durand

Resumo


A library music consiste em faixas musicais pré-existentes, actualmente disponibilizadas em catálogos online, cujos direitos de sincronização poderão ser adquiridos por criadores de filmes ou vídeos de baixo orçamento. É utilizada em inúmeros conteúdos audiovisuais, desde documentários a telejornais, passando por pornografia e vídeos de YouTube, tornando-se assim um recurso musical essencial para produtores de media, uma indústria musical com uma crescente presença online e uma fonte de rendimento cada vez mais relevante para compositores. Apesar desta música pré-existente estar rapidamente a adquirir maior importância e usos mais variados, os aspectos da sua composição, produção, categorização e utilização em filmes carece de investigação, necessitando ainda de um questionamento aprofundado das circunstâncias que levam à sua desvalorização e reputação de música estereotipada ou «enlatada».

Todas as fases da criação e utilização de library music são moldadas pela interacção de diferentes agentes, frequentemente em torno dos títulos, descrições, palavras-chave e categorias que enquadram cada faixa musical num imaginário e contexto narrativo específicos. A importância da acção dos consultores musicais que escolhem esses elementos textuais, bem como dos editores de vídeo que seleccionam música para conteúdos audiovisuais, fazem da library music um caso particularmente interessante para explorar a relevância do conceito de «musicking» de Christopher Small (1998), de modo a promover um afastamento de uma perspectiva que se centra apenas no compositor como tendo um papel exclusivo na definição de possíveis significados musicais, localizando-os antes nas interacções entre compositor, consultor musical, editor de vídeo e espectadores.


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