Música para a troca das princesas: Estudo comparativo das obras dramáticas comemorativas do duplo enlace entre as monarquias ibéricas (1785)

Autores

  • Pedro Castro INET-md /Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa / ESML / Instituto Politécnico de Lisboa

Resumo

Ao estudar a evolução formal das serenatas de corte de João de Sousa Carvalho entre 1778 e 1792, a última grande obra dramática do compositor, Nettuno ed Egle, destacou-se por ter sido catalogada, tanto por Manuel Carlos de Brito (1989), como por Carlos Santos Luíz (1999), como ópera. Contudo, o facto de integrar uma licenza e de ter sido composta para um evento festivo específico são características muito precisas da definição do género serenata. O evento foi o duplo consórcio das casas de Bragança e Bourbon de 1785 que incluiu quatro outras obras musicais compostas para o evento, sendo que as fontes existentes indicam três delas como sendo serenatas: L’imenei di Delfo de Leal Moreira e Martinelli, Le nozze d’Ercole de Jerónimo Francisco de Lima, Il Parnaso de Francesco Piticchio; e, por fim, a única destas quatro que não tem o título de serenata: Il ritorno d’Astrea de Giuseppe Palomino. O objectivo deste trabalho é desenvolver uma caracterização destas obras, analisando os libretos, partituras, registos de despesas e outras descrições da época e, com isso, reunir novos dados sobre este repertório, que nos permitam compreender melhor o fenómeno da serenata de corte em Portugal no reinado de D. Maria I.

Biografia Autor

Pedro Castro, INET-md /Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa / ESML / Instituto Politécnico de Lisboa

pcastro@esml.ipl.pt

 

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Castro, P. (2019). Música para a troca das princesas: Estudo comparativo das obras dramáticas comemorativas do duplo enlace entre as monarquias ibéricas (1785). Revista Portuguesa De Musicologia, 5(1), 39–60. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/338

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)