A música no contexto da cerimónia da Profissão nos mosteiros femininos portugueses (1768-1828)
Resumo
Uma colecção de votos com notação musical destinados à cerimónia da Profissão das religiosas de alguns mosteiros femininos portugueses e dois volumes com música de António José da Silva Gomes e Oliveira relativa ao mesmo tipo de cerimónia, depositados no Centro de Estudos Musicológicos da Biblioteca Nacional de Lisboa, constituem o ponto de partida para uma abordagem da vida musical nas instituições religiosas femininas durante o Antigo Regime, centrando-se na situação específica da Profissão. Com a finalidade de serem cantados pela própria professante, os votos eram personalizados e adaptados às suas capacidades vocais, já que nos deparamos com várias versões da mesma peça com níveis distintos de dificuldade técnica, e apresentam algumas afinidades com o cantochão praticado em Portugal nos séculos XVIII e XIX. O material musical disponível é analisado, integrado no seu contexto funcional e enquadrado no seio da vivência musical das instituições em causa, tendo em vista os condicionalismos sócio-culturais da época.


