A criação de padronizações gestuais dos golpes de arco para o ensino-aprendizagem do violino

Autores

Resumo

Esta pesquisa centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para a reprodução dos diferentes golpes de arco, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais de cada uma destas articulações. Investigações anteriores demonstram que a técnica do arco representa um dos maiores desafios para os violinistas. Através de uma pesquisa experimental em laboratório que envolveu trinta violinistas foi possível gravar – em formato de som, vídeo e Motion Capture (tecnologia de captura de movimento - MOCAP) –, um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de quarenta e dois excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Todas as gravações de som foram sujeitas à apreciação de um júri, que selecionou a melhor interpretação de cada excerto do grupo 1 (participantes com fato de MOCAP), a melhor interpretação do grupo 2 (participantes sem fato de MOCAP), e a pior interpretação de ambos os grupos. Desta seleção foram criadas, utilizando os vídeos e os dados recolhidos no Motion Capture, as pretendidas padronizações gestuais – que se traduziram em vídeos interativos e que permitiram a observação dos vários componentes em estudo de cada golpe de arco. Através da análise dos questionários implementados, concluímos que os participantes, de forma geral, desconheciam o MOCAP (90 %) e que todos os participantes (100 %) entenderam que esta estratégia poderia vir a ser muito útil. Assim, este estudo pretende não só servir de reflexão, análise e aprendizagem dos diversos movimentos necessários para a execução dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, mas também de coadjuvação no âmbito da aquisição de competências para violinistas e professores de violino.

Biografias Autor

Ana Catarina Lopes Pinto, Universidade Católica Portuguesa Porto - Escola das Artes Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes

catarina_vln@hotmail.com

Sofia Lourenço, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo INET-md CITAR – Universidade Católica Portuguesa

slourenco@ucp.pt

Paulo Ferreira-Lopes, Mainz University of Applied Sciences CITAR – Universidade Católica Portuguesa

pflopes@porto.ucp.pt

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Pinto, A. C. L., Lourenço, S., & Ferreira-Lopes, P. (2023). A criação de padronizações gestuais dos golpes de arco para o ensino-aprendizagem do violino. Revista Portuguesa De Musicologia, 8(2), 321–340. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/434

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)