A criação de padronizações gestuais dos golpes de arco para o ensino-aprendizagem do violino

Ana Catarina Lopes Pinto, Sofia Lourenço, Paulo Ferreira-Lopes

Resumo


Esta pesquisa centra-se na compreensão dos movimentos somáticos necessários para a reprodução dos diferentes golpes de arco, com o objetivo final de se alcançarem padronizações gestuais de cada uma destas articulações. Investigações anteriores demonstram que a técnica do arco representa um dos maiores desafios para os violinistas. Através de uma pesquisa experimental em laboratório que envolveu trinta violinistas foi possível gravar – em formato de som, vídeo e Motion Capture (tecnologia de captura de movimento - MOCAP) –, um total de 1260 interpretações, resultado de uma criteriosa seleção de quarenta e dois excertos musicais representativos de cada um dos golpes de arco em estudo. Todas as gravações de som foram sujeitas à apreciação de um júri, que selecionou a melhor interpretação de cada excerto do grupo 1 (participantes com fato de MOCAP), a melhor interpretação do grupo 2 (participantes sem fato de MOCAP), e a pior interpretação de ambos os grupos. Desta seleção foram criadas, utilizando os vídeos e os dados recolhidos no Motion Capture, as pretendidas padronizações gestuais – que se traduziram em vídeos interativos e que permitiram a observação dos vários componentes em estudo de cada golpe de arco. Através da análise dos questionários implementados, concluímos que os participantes, de forma geral, desconheciam o MOCAP (90 %) e que todos os participantes (100 %) entenderam que esta estratégia poderia vir a ser muito útil. Assim, este estudo pretende não só servir de reflexão, análise e aprendizagem dos diversos movimentos necessários para a execução dos diferentes golpes de arco no repertório mainstream de violino, mas também de coadjuvação no âmbito da aquisição de competências para violinistas e professores de violino.


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