Obras para tecla de Pedro António Avondano: Características formais e estilísticas, particularidades da escrita

Mafalda S. Nejmeddine

Resumo


No contexto do repertório português para tecla da segunda metade de setecentos, destacam-se as coleções Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo de Francisco Xavier Baptista e Sei sonate per cembalo de Alberto José Gomes da Silva como sendo as únicas obras para tecla impressas em Portugal ao longo de todo o século XVIII. Nessa época, uma outra obra portuguesa para tecla, composta pelo violinista Pedro António Avondano (1714?-82), foi impressa no estrangeiro. A existência de outras obras para tecla da autoria deste compositor, entre as quais se encontram várias sonatas, suscita o interesse pelo reconhecimento das suas características composicionais. Partindo de um levantamento das fontes e de uma análise realizada com base na Teoria da Sonata de James Hepokoski e Warren Darcy, este estudo descreve as características formais e estilísticas das obras para tecla de Pedro António Avondano e as particularidades da sua escrita. A análise revela a coexistência de uma grande diversidade formal e a assimilação de elementos identificativos do estilo galante e do empfindsamer Stil, a par de uma capacidade criativa no que respeita à modificação do percurso habitualmente delineado pelas formas de sonata. A comparação com as características das sonatas para tecla de outros compositores portugueses da época realça a importância de algumas particularidades identificadas na escrita para tecla de Pedro António Avondano.


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