Del «cingarismo» al swing: Contexto, dramaturgia y semiótica del jazz en el teatro musical de Pablo Sorozábal (1897-1988)

Mario Lerena

Resumo


Pablo Sorozábal (1897-1988) foi um dos compositores mais bem-sucedidos e mais inovadores da tradição espanhola de zarzuela e opereta. No contexto do seu rico e diversificado catálogo de obras teatrais, podemos nomeadamente encontrar inúmeras referências a traços musicais característicos do jazz do início do século XX. Na verdade, Sorozábal esteve em contacto directo com as novas tendências musicais americanas desde os primeiros anos da sua actividade enquanto músico na sua cidade natal, Donostia/San Sebastián – uma cosmopolita estância balnear durante a Belle Époque. Nos anos 20, estudou e trabalhou na Alemanha, onde a influência americana era particularmente sensível entre os jovens autores de Zeitoper. Nas décadas seguintes, Sorozábal desenvolveu estas experiências na sua produção para o palco de uma forma particularmente criativa e pessoal. Os sons jazzísticos apareceram nesse contexto como um recurso reflectido e pleno de significado, formando uma isotopia semiótica com atributos formais e expressivos bem definidos e consistentes com as convenções mais comuns na época. Assim, um estudo deste repertório permite-nos compreender melhor as origens, o contexto e o significado cultural da introdução da música de jazz em Espanha e na Europa.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright (c) 2020 Revista Portuguesa de Musicologia

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.