Reconstruyendo la geografía ibérica del Calixtino: El Liber Sancti Iacobi del monasterio cisterciense de Santa María de Alcobaça (P-Ln Alc. 334/CCCII)
Resumo
O manuscrito P-Ln Alcobaça 334/CCCII (c. 1175) é um expoente importante entre os manuscritos portugueses da Idade Média. Principalmente pelo facto de incluir um corpus bibliográfico relevante associado aos cultos de S. Martinho de Tours (ff. 1r-103v) e de Santiago Maior (ff. 103v-215v). Contrariamente ao expectável, o manuscrito Alc. 334 tem sido pouco estudado e, por esse motivo, levanta ainda diversas questões por esclarecer, tais como: Onde terá sido copiado? Em que circunstâncias terá sido trazido para Alcobaça? Quando é que isso terá acontecido? Incidindo sobre o conteúdo jacobino, em que grau se encontram afinidades com o Códice Calixtinus? E o que o distingue do Compostellanus? Numa perspectiva musicológica, Alc. 334 veicula os textos de dois cânticos dedicados a Santiago: o hino processional Salve festa dies Iacobi e o conductus Ad honorem regis summi. Uma vez que o Códice Calixtinus incorpora um número elevado de peças musicais, o que terá motivado uma selecção tão restricta? E quais os objectivos dessa escolha? Neste artigo pretende-se abordar estas questões numa perspectiva multidisciplinar que abrange a historiografia, a liturgia, a filologia e a paleografia, de forma complementar à musicologia, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre este manuscrito. Como conclusão principal, aponta-se para uma proximidade entre o Alc. 334 e o Legendarium de Sanctis per circulum anni (Alc. 418 a 422).
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