La ópera cómica italiana en la corte portuguesa durante el reinado de João V (1728-1740)

Autores

  • Gian Giacomo Stiffoni

Resumo

Este artigo faz uma panorâmica de alguns dos aspectos mais relevantes relacionados com a produção de óperas cómicas italianas no teatro privado do Palácio Real de Lisboa durante o reinado de D. João V, entre os anos de 1728 e 1740. O autor tentou particularmente fazer uma primeira análise de alguns dos aspectos relativos à recepção deste repertório no contexto específico do cerimonial da corte e dos entretenimentos privados da realeza, assim como das características dramatúrgicas presentes em cada uma das diversas óperas. Cada ópera é assim analisada, seja pelo confronto das fontes libretísticas utilizadas nos libretos, seja através da consulta das poucas partituras que sobreviveram, numa tentativa de estabelecer a influência de determinados modelos dramatúrgicos assim como de estilos musicais peculiares, especificamente vienenses e napolitanos.

Biografia Autor

Gian Giacomo Stiffoni

GIAN GIACOMO STIFFONI licenciou-se em Letras na Universidade Ca' Foscari de Veneza com uma tese sob a direcção do Prof. Giovanni Morelli centrada na análise da produção vienense do libretista Lorenzo Da Ponte (Non son cattivo comico. Caratteri di «riforma» nei drammi giocosi di Da Ponte per Vienna, Turim, Paravia, 1998). Em 1995/96 passou sete meses em Lisboa com uma bolsa de aperfeiçoamento da Universidade Ca' Foscari a fim de estudar a música italiana em Portugal no século XVIII. Prepara actualmente uma tese de doutoramento para a Universidade de Saragossa sobre a produção operática entre Nápoles e Madrid do compositor napolitano Nicolô Conforto (1718-1793). Publicou diversos artigos sobre ópera do século XVIII e colabora actualmente com o Teatro alia Fenice de Veneza na redacção de notas de programa.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Stiffoni, G. G. (2014). La ópera cómica italiana en la corte portuguesa durante el reinado de João V (1728-1740). Revista Portuguesa De Musicologia, 163–198. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/162

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)