Domenico Scarlatti, 1719-1729: O período português

Autores

  • João Pedro d'Alvarenga

Resumo

O autor ensaia uma reconstrução do percurso de Domenico Scarlatti entre os anos de 1719 e 1729, baseado no exame das fontes conhecidas e revelando novos documentos de importância biobibliográfica. O artigo foca especialmente os aspectos relacionados com as estadias do compositor em Lisboa, as suas viagens entre 1723 e 1725 (incluindo duas estadias em Paris até hoje desconhecidas), a natureza das suas funções e a dimensão da sua produção para a Corte de D. João V, propondo uma nova perspectiva da romanização da vida musical portuguesa por volta do ano de 1720 centrada na Igreja Patriarcal. Em anexo é dada uma lista das obras portuguesas de Domenico Scarlatti.

Biografia Autor

João Pedro d'Alvarenga

JOÃO PEDRO D'ALVARENGA licenciou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. É actualmente assistente convidado da Universidade de Évora e prepara uma tese de doutoramento sobre a Igreja Patriarcal entre 1716 e 1750. Colabora regularmente com os Segréis de Lisboa na preparação de programas de música portuguesa setecentista, desenvolvendo paralelamente a actividade de produtor discográfico independente. Foi responsável pela Área de Música da Biblioteca Nacional de Lisboa entre 1991 e 1997 e comissário da Capital Europeia da Cultura '94 para a instalação do Museu da Música em Lisboa. Em 1993 recebeu o prémio do Conselho Português da Música pelo seu trabalho sobre João Domingos Bomtempo e publicou em 1995 uma edição crítica de sonatas inéditas de Carlos Seixas.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

d'Alvarenga, J. P. (2014). Domenico Scarlatti, 1719-1729: O período português. Revista Portuguesa De Musicologia, 95–132. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/159

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)