Música, devoción y esparcimiento en la capilla del Alcázar Real (siglo XVIII): Los villancicos y tonos al Santísimo Sacramento para Cuarenta Horas

Pablo-L. Rodriguez Rodriguez

Resumo


À margem do seu interesse textual e musical, o vilancico tem sido muito pouco estudado dentro do contexto social e ritual em que era cultivado. Este artigo centra-se nos vilancicos cantados nas sestas da oração de Quarenta Horas, que era celebrada mensalmente na capela do Alcácer Real desde 1639. A partir de uma reconstrução completa desta cerimónia revêem-se distintos aspectos relacionados com a recepção sonora do vilancico, as funções que desempenhava e a sua relação com os efectivos vocais utilizados. Para isso utilizou-se diversa documentação contextual: principalmente o tratado da Capela Real recompilado cerca de 1668 e o de Mateo Fraso datado de 1685. Consultaram-se além disso outras fontes, com a finalidade de aplanar o caminho para a compreensão do vilancico como acontecimento sonoro promovido pela corte para aumentar a devoção, ao mesmo tempo que como divertimento sacro.


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