Avaliação da aptidão musical: Viagem em torno de questões históricas e epistemológicas rumo a uma reflexão sobre a actualidade

Helena Rodrigues

Resumo


O tema da avaliação da aptidão musical está profundamente associado às origens históricas da Psicologia da Música. Partindo da ideia de que «um construto é uma teoria», o presente artigo procura descodificar os subterrâneos epistemológicos que têm sustentado diversos debates desde o início do século XX. Elegendo o conceito de validade como ponto chave de uma discussão em torno do que é a aptidão musical e de como se pode proceder à sua avaliação, reflecte-se criticamente sobre os contributos de estudiosos como Seashore, Wing, Gordon, Manturzewska e Karma, entre outros. Sugere-se a utilização de medidas de avaliação de aptidão musical se articuladas com medidas educativas que atendam às diferenças individuais. Critica-se a ausência de rigor na atribuição das classificações escolares e questiona-se a sua necessidade. No entanto, defende-se o desenvolvimento de procedimentos de medição e avaliação mais rigorosos devidamente acompanhados por cálculos objectivos e uma reflexão qualitativa acerca dos seus limites.


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