Elementos de Musica e Methodo de Tocar Piano Forte de João Domingos Bomtempo: fontes e datação

Autores

  • João Espírito Santo

Resumo

Este estudo incide sobre os Elementos de Musica e Methodo de Tocar Piano Forte de João Domingos Bomtempo, nas suas duas versões. A primeira, editada em 1816, e a segunda, um manuscrito incompleto e sem data que é uma versão revista da edição impressa. Procuramos esclarecer quais são as suas principais fontes, comparando as duas versões com os métodos de piano de Clementi e Hummel. Por um lado, tenta­ mos estabelecer com maior precisão a influência, já conhecida, de Clementi na versão impressa. Por outro, tentamos demonstrar, pela primeira vez, que Bomtempo usou o método de Hummel na elaboração da segunda versão. Ao fazê-lo, propomo-nos também encurtar o período da data possível da nova versão. Esperamos assim contribuir para enquadrar melhor o método de piano de Bomtempo no contexto das outras obras do género da época.

Biografia Autor

João Espírito Santo

JOÃO FERREIRA DO ESPÍRITO SANTO nasceu em Lisboa em 1973. Estudou piano no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Olga Prats e Miguel Henriques. Obteve o primeiro prémio de piano no concurso da Juventude Musical Portuguesa em 1988 e 1990 e participou no concurso internacional Maria Canals. Estreou a Música Festiva n° 16 de Fernando Lopes-Graça, que lhe é dedicada. Leccionou na Escola Profissional de Música de Almada e no Conservatório Regional de Castelo Branco. Frequenta o curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, tendo estudado um ano na Università di Bologna.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Santo, J. E. (2014). Elementos de Musica e Methodo de Tocar Piano Forte de João Domingos Bomtempo: fontes e datação. Revista Portuguesa De Musicologia, 13, 53–92. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/123

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)