Composição e racionalidade

Autores

  • Paulo Ferreira de Castro

Resumo

A chamada «música contemporânea» (seja lá o que for que isso queira ainda dizer) é frequentemente acusada de ser excessivamente «racional». Mas o que significa o adjectivo «racional» quando aplicado à música? Este artigo pretende constituir uma introdução a essa problemática. No entanto, mais do que determinar a preeminência relativa dos dois termos da dicotomia racional/irracional quando aplicada à compo­ sição, procurarei reflectir sobre a construção de uma determinada ideia de racionalidade, que continua a ocupar uma posição dominante no pensamento musical do Ocidente. Essa ideia de racionalidade musical, de longínquas raízes teológicas, persiste em várias vertentes do discurso legitimador da composição e é fortemente condicionante da teoria e prática pedagogico-musical. Uma vez arruinadas as dicotomias demasiado simplistas que conduziram aos impasses do presente, estará a racionalidade musical a precisar de uma redefinição? Ou antes de uma corajosa exposição ao outro de si própria?

Biografia Autor

Paulo Ferreira de Castro

PAULO FERREIRA DE CASTRO estudou musicologia em Estrasburgo (França) e Leeds (Inglaterra) e é actualmente assistente convidado no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. É co-autor de um livro sobre a história da música em Portugal e de numerosos ensaios musicológicos (especialmente nas áreas da estética musical, análise e dramaturgia), colaborando também frequentemente com a rádio, televisão e imprensa escrita. Tem ainda actividade como encenador de ópera e desempenhou os cargos de Director Artístico e Director do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa). Actualmente prepara uma tese de doutoramento sobre Wittgenstein e a música (Royal Holloway, Universidade de Londres).

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Castro, P. F. de. (2014). Composição e racionalidade. Revista Portuguesa De Musicologia, 12, 293–320. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/120

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)