Performance Culture in Maputo: Categories of Expressive Modes in the Changing of an African Urban Society

Autores

  • João Soeiro de Carvalho

Resumo

Neste artigo descrevem-se alguns dos mais importantes padrões de mudança na cate­ gorização das práticas performativas na música de uma sociedade em mudança: Moçambique. São discutidas as consequências da passagem de um regime colonial para um estado independente e do estabelecimento de políticas culturais tendentes a configurar a nova nação independente. O papel da radiodifusão e das influências de géneros musicais sul­africanos são também referidos.

Biografia Autor

João Soeiro de Carvalho

JOÃO SOEIRO DE CARVALHO obteve o seu doutoramento em Etnomusicologia na Columbia University (New York). Realizou trabalho de investigação em África, Estados Unidos da América e Portugal. É actualmente Professor Associado no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Carvalho, J. S. de. (2014). Performance Culture in Maputo: Categories of Expressive Modes in the Changing of an African Urban Society. Revista Portuguesa De Musicologia, 12, 253–264. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/118

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)