Erros de diagnóstico na arte e na vida: Wozzeck no consultório do Doutor

Mário Vieira de Carvalho

Resumo


O erro é analisado comparando estratégias de descodificação aplicáveis tanto à música como à medicina. A quarta cena (1.º acto) de Wozzeck de Alban Berg é o ponto de partida da discussão, que abrange o conflito entre diferentes cânones estéticos inclusive no plano da recepção. Com base na análise do texto e da música desta cena, o autor defende que Büchner dá vida aqui a um retrato bastante sarcástico do Doutor, enquanto representante do paradigma da ciência moderna, e que Berg criou o equivalente preciso desse retrato sarcástico na música. Assim, a única série dodecafónica da ópera, que surge justamente nesta cena, com a função de tema de passacaglia, deverá ser entendida, segundo o autor, não como um indício da convergência de Berg com a pesquisa de um novo sistema, de uma nova teoria, por Schönberg, após a ruptura com o antigo (sistema tonal), mas antes como uma caricatura cifrada dessa mesma tentativa. As palavras «Oh! meine Theorie! Oh mein Ruhm! Ich werde unsterblich! Unsterblich! Unsterblich!» [«Oh! a minha teoria! A minha fama! Serei imortal! Imortal! Imortal!»] referem-se também, portanto, à teoria do dodecafonismo serial, como se o próprio Schönberg falasse pela boca do Doutor. O regresso a um sistema pré-estabelecido (pensamento dedutivo) era visto por Berg como comportando o perigo de um novo academismo, ou seja, como um erro estético, comparável ao erro ético representado pelo Doutor e pelo seu paradigma da ciência moderna (pressupondo a dominação sobre a natureza íntima e exterior bem como do ser humano sobre o ser humano). Esta leitura, que leva em conta a crítica do iluminismo de Adorno e Horkheimer, deverá suscitar uma reavaliação das fontes primárias (e a procura de novas fontes) acerca das relações entre Berg e Schönberg durante o período de composição de Wozzeck, pois não é plausível que Berg tivesse estabelecido uma tão precisa conexão por mera coincidência - isto é, sem conhecer de antemão a pesquisa que Schönberg tinha em vista.


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