As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650

Autores

  • Carla Crespo CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Resumo

Kyrie eleison é o primeiro de cinco cantos que são comuns a todas as celebrações eucarísticas e que por isso pertencem ao Ordinário da Missa, assim como o Glória, o Credo (nas maiores solenidades), o Sanctus e o Agnus Dei. Apesar do texto se manter, estes cantos podem assumir várias melodias consoante a festividade a celebrar, melodias de popularidade variável e que poderão estar também associadas a costumes locais ou de circulação limitada. A recolha deste canto nos manuscritos portugueses de cantochão, datados entre 1400 e 1650, permitiu reunir cerca de quarenta e cinco fontes manuscritas. O estudo realizado teve como objectivo identificar e analisar as melodias com a finalidade de perceber a forma como este canto foi adoptado em Portugal.

Biografia Autor

Carla Crespo, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

carlacrespo@fcsh.unl.pt

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

Crespo, C. (2022). As melodias de Kyrie nos manuscritos portugueses de cantochão entre 1400 e 1650. Revista Portuguesa De Musicologia, 8(1), 77–100. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/421

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)