As últimas sonoridades do Absolutismo monárquico: A actividade musical na Patriarcal de Lisboa entre 1792 e 1834

Cristina Fernandes

Resumo


Este artigo pretende contribuir para colmatar uma lacuna relativa à história da música em Portugal no período final do Antigo Regime no que diz respeito ao papel da música sacra no âmbito do exercício do poder real. Habitualmente vistos como uma etapa de decadência após o esplendor setecentista, os derradeiros capítulos da história da Igreja Patriarcal de Lisboa não foram até agora objecto de análise e pesquisa sistemática. Tendo em conta o papel fulcral que esta instituição desempenhou no século XVIII, como núcleo irradiador de múltiplas componentes da vida musical portuguesa, e as profundas mudanças que se sucedem, trata-se, contudo, de uma etapa que não pode ser ignorada. O principal fio condutor da investigação é a actividade musical da Patriarcal, mas a sua relação estreita com a vasta rede de produção e interpretação de música religiosa sob a alçada da monarquia implica igualmente um olhar complementar sobre outras capelas reais. O estudo incide sobre três períodos distintos: a transferência da Patriarcal para a Capela Real da Ajuda em 1792, após o sinuoso percurso da instituição que se seguiu ao terramoto de 1755; a Patriarcal da Ajuda na ausência da corte (1807-21); a Patriarcal e as capelas reais entre o regresso de D. João VI em 1821 e o triunfo definitivo do liberalismo em 1834. Com a trajectória que conduziu ao fim do absolutismo e à extinção da Patriarcal como pano de fundo, serão tidos em consideração aspectos como o impacto das mudanças políticas no funcionamento e organização da instituição; a apropriação dos códigos cerimoniais pelos diferentes poderes; a actividade profissional dos músicos; o carácter funcional dos repertórios, as suas transformações e as práticas interpretativas.


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