As noites de música brasileira na Baixa do Porto

Lucas Wink

Resumo


Este artigo resulta de uma tese de mestrado em música desenvolvida na Universidade de Aveiro, em Portugal, sustentada numa orientação etnomusicológica na qual sublinho o meu papel como músico e investigador. Entre 2014 e 2017, realizei trabalho de campo juntamente aos atores que participam das noites de música brasileira nos bares noturnos localizados na Baixa do Porto. Com a intenção de sobrepujar o entendimento estático de música brasileira (frequentemente associada a peças musicais) em vista de uma abordagem que elucida o dinamismo das práticas performativas e os papéis desempenhados pelos músicos singulares, nesse trabalho perspectivo a música brasileira como um terreno em transformação no qual interagem músicos, audiências, espaços performativos, memórias, competências musicais, sonoridades, imaginações, processos de negociação social e estratégias de resistência frente aos grandes consórcios de produção musical global.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright (c) 2019 Revista Portuguesa de Musicologia

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.