The City and the Country in Villa Lobos’s Music: Musical Topics, Rhetoricity and Narrativity in the Prelude to the Bachianas Brasileiras no.2

Acácio Piedade

Resumo


Neste artigo, analiso o Prelúdio de Bachianas Brasileiras no. 2 de Heitor Villa-Lobos segundo a perspectiva da teoria dos tópicos. Proponho, como ponto de partida, algumas questões teóricas relacionadas com a teoria dos tópicos e retoricidade, intertextualidade e narratividade musical. Após uma breve contextualização histórica da obra, desenvolvo alguns comentários analíticos sobre as várias secções do Prelúdio. Em conclusão, apresento uma abordagem cultural dessa análise, propondo uma interpretação da obra que complementa os dados da análise com a teoria da narratividade.

Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Copyright (c) 2018 Revista Portuguesa de Musicologia

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.



This site is jointly supported and published by the Portuguese Society for Music Research (SPIM), the Institute of Ethnomusicology–Centre for Studies in Music and Dance (INET-MD) and the Centre for the Study of Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). INET-MD and CESEM are both based at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and funded by the FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology.