Qual o futuro do património musical contemporâneo nacional? Estado do pensamento e da investigação

Autores

  • Andreia Nogueira Departamento de Conservação e Restauro / Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
  • Isabel Pires CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa
  • Rita Macedo Departamento de Conservação e Restauro / Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

Resumo

Partindo de uma abordagem teórica ao estado da investigação relativo à preservação do património musical contemporâneo, o presente artigo pretende expor de forma particular o caso nacional e assim explorar uma visão preliminar do tema. Devido à crescente complexidade dos processos, técnicas e meios utilizados, alguns compositores passaram a ter dificuldade em transmitir a obra musical através da notação convencional, pelo que importantes informações residem agora na memória e testemunhos de compositores, intérpretes ou outros. Neste cenário, vários autores têm já apontado para a importância da documentação como estratégia de preservação. É precisamente sobre esta perspetiva que este artigo procura refletir, trazendo para a discussão exemplos ilustrativos dessa realidade. Referimo-nos em particular às obras Jogo Projectado II (1981) de Clotilde Rosa e Itinerário do Sal (1999-2006) de Miguel Azguime. Desta forma, espera-se consciencializar a comunidade académica e científica para a importância e necessidade do desenvolvimento de investigação sobre esta matéria e, consequentemente, contribuir para uma nova e importante área de investigação que tem como base as especificidades de um património, que é também muito recente.

Biografias Autor

Andreia Nogueira, Departamento de Conservação e Restauro / Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

andreia_tinta@hotmail.com

Isabel Pires, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

isabelpires@fcsh.unl.pt

Rita Macedo, Departamento de Conservação e Restauro / Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

ritamacedo@fct.unl.pt

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Nogueira, A., Pires, I., & Macedo, R. (2016). Qual o futuro do património musical contemporâneo nacional? Estado do pensamento e da investigação. Revista Portuguesa De Musicologia, 3(2), 193–214. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/304

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)