Mirrors of Melancholy: Lourenço on Music and Musical Understanding
Resumo
Nos seus escritos sobre música, Eduardo Lourenço levanta uma série de questões sobre o significado da música e a compreensão musical. Ao considerar a música ‘como a mais incompreensível das expressões humanas e ao mesmo tempo a mais sublime de todas, como mística em estado puro’ (LOURENÇO 2012, 5.4), Lourenço propõe diferentes abordagens para compreender a música a partir de perspectivas filosóficas, estéticas e poéticas. A sua compreensão orienta-se por uma escuta musical fundamentada numa consciência histórico-temporal da música e da obra de arte. Lourenço define a melancolia como um sentimento primordial que afeta a nossa relação com o tempo e a memória, e que tem a capacidade de ativar a percepção do infinito e indizível. A música tem uma relação particular com o tempo que capta a experiência da atemporalidade e nos faz mergulhar no universo de melancolia, o qual se apresenta como uma multiplicidade de espelhos refletindo a ambiguidade do mundo interior e exterior. Neste artigo, examinamos o pensamento de Lourenço sobre a música, com o intuito de trazer à tona a abundância de significados refletidos pelos espelhos de melancolia, e confrontando as suas ideias com interpretações filosóficas (Wittgenstein) e semióticas. Na superfície dos espelhos emergem figuras e temas que iluminam a obra de vários compositores – Bach, Beethoven, Schumann, Schubert, Brahms, Wagner, Mahler, Schoenberg, Bartók, etc. – e nos fazem refletir sobre a complexidade das formas da música e da experiência musical.
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