Approaching the Analysis of Post-1945 Music: Pedagogical Considerations
Resumo
Proponho neste artigo um enquadramento teórico e pedagógico para a organização de um curso de análise de música pós-tonal, pós-1945, no sentido de congregar, por um lado, a perspectiva fenomenológica da música como uma entidade objectiva e, por outro, o contexto histórico e social essencial para a compreensão da obra musical.
A discussão centra-se em sete tópicos gerais que apresento como integrantes da estrutura proposta nesta abordagem: (1) a importância da compreensão da música através da análise; (2) a importância da compreensão, em particular, do contexto histórico e social dos estilos e movimentos artísticos; (3) preferência por uma abordagem genérica da organização cronológica; (4) a multiplicidade de estilos na segunda metade do século XX e início do século XXI; (5) a carência de uma metodologia uniformizada; (6) a necessidade de seguir uma escola teórica e analítica; (7) a necessidade de consciência das abordagens analíticas gerativa e interpretativa. O artigo termina com a análise de duas obras de Augusta Read Thomas e Krzysztof Penderecki, que ilustram as abordagens contrastantes do estudo motívico e espacial da música.
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