O Teatro de S. João do Porto: Novos dados sobre o seu funcionamento (1834-1876)

Autores

  • Luísa Cymbron

Resumo

Este artigo trata a história do Teatro de S. João do Porto, considerando a sua situação periférica face ao estatuto de entidade estatal que o S. Carlos, como teatro da capital frequentado pela corte e pela elite político-social, sempre constituiu. Incide em primeiro lugar sobre a história do edifício e as relações da administração e dos empresários do teatro com o Estado no conturbado período que se seguiu à vitória liberal de 1834, em particular no que respeita à Inspecção Geral dos Teatros, entidade que, a partir de 1836, passou a supervisionar a actividade teatral. Aborda também a montagem das temporadas, a contratação e a circulação dos cantores, aspectos que reflectem as dificuldades económicas que o Teatro do Porto sempre enfrentou, dependendo para o seu funcionamento do apoio de outros teatros da Península Ibérica, situados nas cidades de Lisboa, Cádiz, ou na Galiza.

Biografia Autor

Luísa Cymbron

LUÍSA CYMBRON é assistente no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e prepara uma tese de doutoramento sobre ópera italiana em Portugal entre 1834 e 1854. Publicou História da Música Portuguesa com Manuel Carlos de Brito, o volume do Répertoire International de la Presse Musicale dedicado ao jornal A Arte Musical 1873-1875, 1890-1891, e artigos sobre história da música portuguesa e ópera do século XIX.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Cymbron, L. (2014). O Teatro de S. João do Porto: Novos dados sobre o seu funcionamento (1834-1876). Revista Portuguesa De Musicologia, 4, 174–166. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/151

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)