Sobre a autoria das obras para tecla atribuídas a João de Sousa Carvalho
Resumo
Este artigo estuda o manuscrito M.M. 321 da Biblioteca Nacional de Lisboa (uma colecção datável dos meados da década de 1790), que foi a fonte para as edições modernas das três Sonatas correntemente atribuídas a João de Sousa Carvalho. Provas circunstanciais e novas fontes mostram que a Sonata em sol menor é na realidade uma versão da Sonata v (do 2nd set) de Mattia Vento e que a Sonata em Fá maior descende dos manuscritos F.C.R. 228.39 e F.C.R. 92.4 da Biblioteca Nacional de Lisboa consistindo no arranjo de um Concerto em Fá maior de autor anónimo, sendo o andamento intermédio substituído pelo correspondente de um Concerto em Ré maior atribuído a Pietro Alessandro Guglielmi. Os dois Concertos foram revistos por Sousa Carvalho nos finais da década de 1780. Assim, a Sonata em Ré maior é a única cuja atribuição de autoria a João de Sousa Carvalho pode aceitar-se.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Copyright (c) 2018 Revista Portuguesa de Musicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This site is jointly supported and published by the Portuguese Society for Music Research (SPIM), the Institute of Ethnomusicology–Centre for Studies in Music and Dance (INET-MD) and the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). INET-MD and CESEM are both based at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and funded by the FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology. This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.