A questão rítmico-métrica na interpretação do Cancionero Musical de Palacio

Autores

  • Manuel Morais

Resumo

O autor explica o seu método de transcrição de música polifónica dos finais do século XV e do século XVI com interpretação rítmica-métrica, fazendo uso extensivo de exemplos de canção vernácula tirados do Cancionero musical de Palacio. Também aborda os métodos de transcrição convencionais e a forma como estes condicionam a execução, obscurecendo o repertório. Este método de renotação, baseado na análise ponderada de cada peça e nos conhecimentos históricos e teóricos actualmente disponíveis, usa um sistema de barragem irregular, cujo objectivo é explicitar a estrutura polirrítmica e multimétrica da polifonia do Renascimento e ao mesmo tempo clarificar as suas formas e sintaxe musical.

Biografia Autor

Manuel Morais

MANUEL MORAIS estudou na Schola Cantorum Basiliensis. Executante de alaúde e de viola barroca, musicólogo e professor na Escola de Música do Conservatório Nacional desde 1972, fundou e dirige o agrupamento Segréis de Lisboa, com o qual realizou várias gravações de música portuguesa e espanhola dos séculos XVI-XIX. Publicou artigos sobre música profana ibérica dos séculos XVI e XVII e edições modernas dos quatro cancioneiros portugueses quinhentistas e da obra musical de Juan del Encina.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

Morais, M. (2014). A questão rítmico-métrica na interpretação do Cancionero Musical de Palacio. Revista Portuguesa De Musicologia, 4, 17–52. Obtido de https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/145

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)