Apontamentos sobre a prática musical no Mosteiro de Santo Tirso: Mestres, cantores e organistas (séculos XVII-XIX)
Resumo
A abordagem histórica da actividade desenvolvida nos mosteiros beneditinos portugueses, procurando situar a prática musical no seu contexto, constitui um subsídio para o estudo da música religiosa em Portugal. Este artigo pretende contribuir para um melhor conhecimento do mosteiro beneditino de Santo Tirso nos séculos XVII-XIX enquanto instituição promotora da prática e ensino da música. Apresentam-se os mestres, os cantores e os organistas que exerceram funções neste mosteiro e descrevem-se episódios de prática musical relativos quer ao cerimonial litúrgico quer à vida monacal. Destaca-se ainda o papel reservado à instrução musical dos monges.
Texto Completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Copyright (c) 2018 Revista Portuguesa de Musicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This site is jointly supported and published by the Portuguese Society for Music Research (SPIM), the Institute of Ethnomusicology–Centre for Studies in Music and Dance (INET-MD) and the Centre for the Study of the Sociology and Aesthetics of Music (CESEM). INET-MD and CESEM are both based at the FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, and funded by the FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology. This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.